2 de setembro de 2011

Ser bonzinho

Quando Jesus estava em uma de suas caminhadas foi abordado por um rapaz que ajoelhou-se e o chamou  de bom mestre, fez a pergunta fatídica e bem caxias sobre a vida eterna, e não poupou gestos nem palavras,  fez tudo tão certinho, que eu, no lugar de Jesus, teria dado nota 10 para ele no quesito performance santa.Veja lá no livro escrito por João Marcos 10:17,18.

Contudo, o elogio e a porta do céu aberta não aconteceram. Jesus o admoestou, o repreendeu, "pegou no pé" como diríamos mais informalmente.

Jesus queria saber o por que de chamá-lo de bom.

Em minhas divagações, pensei que esta abordagem de Jesus foi no ponto nevrálgico da essência daquele ser. Eu vejo Jesus fazendo isto o tempo todo nos evangelhos, e Ele com certeza faz nas minhas longas caminhadas na roda do hamister existencial. Estas abordagens "tapa na cara"  são minha cura.

Jesus mostra que Deus não é manipulado por projeção de homem (projeção conceito psicanalítico que, resumindo mal e porcamente, diz que jogamos para cima do outro o que na verdade só faz sentido para nós).

O rapaz pensou assim: Vejamos, eu sou todo certinho, todo limpinho, todo cumpridor de meus deveres religiosos, eu sou bom!Quiça o Bom! Claro que este Rabi irá me considerar dessa forma e estaremos no mesmo clubinho, na mesma facção, na mesma casta santa. Oh gloria!

A questão é que, com Deus a regra se subverte, e em inumeras vezes que tentamos ser muito bons ou bonzinhos estamos fazendo o esquema da "justiça própria" , da busca pela santidade através do  ascetismo rigoroso. Viramos mini fariseus tentando cumprir o impossível, jogando o sacrifício no lixo, com a maior da boa intensão, claro.

 Jesus diz ao rapaz: Só Deus é bom, meu filhinho se liga, não vai rolar! O que você considera bom é trapinho.

Mano, não dá para ser bonzinho 24 hs por dia, não se engane. A pior mentira é aquela que contamos para nós mesmos. Uma hora nosso lado B será revelado, ele vem a tona fatalmente, e quem dera Jesus diga para você e para mim, "Queridão, seu negocio é grana (entenda aqui qualquer tipo apego, como por exemplo religião, regras vazias de sentido, hedonismos e por ai vai) , seu coração não está comigo, sua boca fala de devoção mas seu coração quer outra coisa."

Ele jogará luz em nossa vingança dissimulada, em nossa raiva camuflada de boas ações aos inimigos, em nossa  agressividade passiva, em nossa manipulação venenosa, em nosso jeitinho todo bondoso que abaixa a guarda do outro de forma que o ataquemos com mais assertividade, em nosso ensimesmamento umbigal que nos faz considerar que somos o centro da terra, enfim Ele nos mostra quem realmente somos, então teremos a convicção que nada podemos fazer e que devemos apenas nos submeter e se entregar sem condicionamentos religiosos, a aquele que é realmente Bom.

Faz algum sentido para você?



Porque A medida que crescemos tende a crescer em nos a necessidade de aprovação. Desnecessário descrever aqui o que precisamos fazer desde uma tenra idade para que sejamos socialmente bunitinhoscoisalindadamãe.
Temos que nos enquadrar, nos encaixar e nos alinhar a padrões, é fato inexorável para humanos e primatas. Sim os amiguinhos da selva, e dos zoológicos, com os quais compartilhamos mais de 90% do genoma, também se esforçam para serem queridinhos.
Ser bonzinho facilita em muito esta empreitada egoíca.
Em algum momento da vida escolhemos uma expressão de  religiosidade ou somos escolhidos pela força de uma. Mesmo o ateu se expressa a respeito.
O estilo bonzinho  pode então se tornar uma doença do ser.
A doença do fariseu, a doença do religioso de qualquer vertente que decide tomar pela mãos as rédeas do ser e estar no mundo.
A recompensa imediata para o bonzinho é o ambiente acolhedor livre de animosidades, sem resistências e repleto de adulações. É praticamente a volta para útero materno!!
Esta ambiência mantém o bonzinho sentado em berço esplêndido, na inercia, contemplando e avaliando como é gostosinho não ser confrontado em nenhum momento crucial da vida. Oh Glória!
Nicodemos era bom, vamos combinar. Leia lá em João, filho do trovão cap 3.
Como todo bonzinho, ele não tinha peito para encarar uma briga, portanto foi procurar furtivamente o famoso Jesus, a noite.
Eu imagino Nicodemos disfarçado com aquela mascara de óculos, nariz grande e bigode falso.
Ele era mestre da lei, figura respeitada, generoso, popular, membro do Sinédrio o que já lhe conferia  a alcunha de bonzão. Tinha conhecimento, tinha boas obras, boas intenções mas tudo isso não bastava!
E isto não digo eu, até porque calada já estou errada. É vaticínio de Jesus!
Nascer de novo é necessário e pouco podemos fazer  durante o processo.  Jogar-se no colo do Pai, feito criancinha nua, indefesa que não tem para onde ir, é o enredo. Nasce em nós como em Maria a eternidade de Paz. A desconstrução egoíca acontece, aniquila-se os maneirismos e toda e qualquer barganha com Deus e com os homens deixa de fazer sentido.
Com certeza este é o ápice do existência humana, nenhum primata tem este privilégio. Podemos colocar no macaco um paletó ou saia até o chão e treiná-lo para que nunca  mais tome vinho ou fume um caximbo, podemos ensiná-lo a ter jeito de religioso e fazer um carteirnha de membro com foto e tudo, porém jamais ele renascerá.

Entende tu o que Ele diz?


Ficar indefeso dói, contudo ser moldado pelo Oleiro  é algo que nos faz renascer e isto vale para todos, sejam evangélicos, protestantes, católicos, budistas, ateus, atoas e aos etc.


Vale para mim, garanto.





Por: Adriana em : A razão da Esperança !               A razão da esperança

1 comentários:

Diacono Sergio Christino disse...

Como saber o tempo certo de Deus?

Para entendermos o tempo certo de Deus,
precisamos sentir a sua paz nas
decisões que iremos tomar
Aquela paz retratada em:
Filipenses 4.7, que excede
todo nosso entendimento.
Esperar no tempo certo de Deus
também significa renúncia e santificação.
Quando nos entregamos totalmente ao Senhor,
Ele passa a ser o dono exclusivo do nosso tempo.
No Silêncio Deus trabalha,
no Silêncio Deus molda nosso caráter.
Espere pacientemente no SENHOR
Que a Glória de Deus Repouse sobre ti...

Deus te abençõe!!!!!

Missionário Sergio Christino

Postar um comentário